top of page

Os diferentes tipos de Rios

Existem quilómetros de percursos de água na Grande Amazónia e a química desta água é fortemente influenciada pela vegetação dominante e pelos tipos de solos das suas nascentes, sendo que podemos dividir os rios em 3 diferentes tipo de acordo com as suas águas, blackwater, whitewater e clearwater.
Os rios de águas escuras (blackwater) são essencialmente originários do planalto das Guianas, o remanescente de uma das zonas montanhosas mais antigas do Planeta Terra (era pré-cambriana). Esta zona foi alvo de erosão durante centenas de milhões de anos, pelo que restaram apenas as rochas mais sólidas, sendo que da erosão mais recente resulta uma extracção de minerais muito reduzida tornando os solos muito pobres em nutrientes.
As suas águas drenam sobre solos arenosos com uma carga de sedimentos muito reduzida. A sua pobreza em nutrientes faz com que a densa vegetação existente tenha imensa dificuldade em repor as folhas que vão perdendo e consequentemente que se adaptem contra espécies herbívoras. Assim, estas plantas protegem as suas folhas através da produção de químicos tóxicos, sendo que esta composição, juntamente com os solos pouco férteis, originam uma decomposição muito lenta das folhas que vão caindo na água, e a sua acumulação, juntamente com outros factores, origina a referida coloração escura à água, repleta de taninos e pH ácido.
Rio de água escura (blackwater) na bacia amazónica
MichaelGoulding_HiRes_007071.jpg
Imagem retirada da internet
Rios de águas brancas/barrentas (whitewater) na bacia amazónica
a-bacia-amazonica-9.jpg
Rio_Madeira_09072007.jpg
Os rios de águas brancas (whitewater) são essencialmente originários da cordilheira dos Andes, caracterizados pelo seu elevado nível de sedimentos e nutrientes, assim como de pH neutro.
Os Andes são uma região montanhosa relativamente recente e a sua elevada erosão origina o aspecto lamacento a este tipo de rios.
Imagens retiradas da internet
As águas cristalinas (clearwater) do Rio Xingu
destaque-434161-litoral-macae-margi-moss
xingu.jpg
Imagens retiradas da internet
Os rios de águas cristalinas (clearwater) são rios com pouca carga de sedimentos e com o pH essencialmente neutro. À semelhança dos rios de águas escuras, estes rios drenam sobre solos arenosos, mas não são tão pobres em nutrientes, pelo que as plantas não necessitam de produzir tantos compostos de protecção, sendo a sua decomposição bem mais rápida.
Estes rios são originários dos planaltos Brasileiros, muito similares aos planaltos das Guianas, com regiões montanhosas da era pré-cambriana.
A imagem infra facilita a visualização geográfica dos 3 tipos de Rios na Bacia Amazónica.
River-Typesport.jpg

Conhece melhor alguns Rios

Orinoco

Tapajos

bottom of page