top of page
L264 Leporacanthicus joselimai
Sultan pleco
Foto: L264 Leporacanthicus joselimai
Após explorar espécies dos géneros Hypancistrus e Peckoltia, de pequenas dimensões, o projecto começa a explorar novos caminhos e, após oportunidade de escolha de diversas espécies de uma importação do Brasil, a decisão incidiu sobre o género Leporacanthicus.
Fugindo das dimensões standard dos aquários anteriores, 80cm de frente, esta nova espécie exige novo tamanho de aquário, por ser um pleco de tamanho intermédio (15 a 20cm em adulto).
É um novo desafio, habitualmente verifica-se sucesso na reprodução de plecos de dimensões reduzidas, não sendo tão frequente observar posturas de espécies que atingem as dimensões referidas ou superiores. Por isso este passo foi tomado...
Entraram assim em Maio de 2016 6 exemplares selvagens não sexados com tamanhos diferenciados (entre 7,5 e 10,5cm), iniciando assim a exploração de uma nova espécie, de um novo género, Leporacanthicus Joselimai, Sultan Pleco.
Dimensões do aquário (em cm) | 119(c) x 39(l) x 30(a)
População | 6 exemplares F0 não sexados
Origem | Rio Tapajos, Brasil
Filtragem | Eheim 2211 300 l/h
Aquecimento | Eheim jäger 150W
Bomba de circulação | Inexistente
Iluminação | Natural indirecta
O género Leporacanthicus, da subfamília Hypostominae, não tem muitas espécies. As suas dimensões variam entre os 15 e os 30cm, sendo que os Leporacanthicus Joselimai são dos mais pequenos do género.
São conhecidos como os Vampire Plecos pela presença de dentes enormes na mandíbula superior. Infelizmente já tive a oportunidade de os testar, aos transferi-los do saco de transporte para o aquário, ficando um deles agarrado ao meu dedo, como que uma dentada de vampiro.
Existe outra característica presente nas espécies deste género que é um pequeno espinho virado para a cauda no topo da cabeça. Particularidade visível numa das fotos acima.
bottom of page