Foto: L264 Leporacanthicus joselimai
Taxonomia
Loricariidae é uma das famílias da ordem Siluriformes que abrange o maior número de espécies (cerca de 1116 espécies identificadas e muitas outras por identificar).
Existem diversas subfamílias dentro da família Loricariidae, mas são os géneros da subfamília Hypostominae os mais comummente procurados.
ANCISTRUS / CHAETOSTOMA / DECKEYSERIA
BARYANCISTRUS / PECKOLTIA / PANAQUE
HYPANCISTRUS / HEMIANCISTRUS
LEPORACANTHICUS / PSEUDACANTHICUS
reino
ANIMALIA
filo
CHORDATA
classe
ACTINOPTERYGII
ordem
SILURIFORMES
super família
LORICARIOIDEA
família
LORICARIIDAE
Para uma melhor visualização e interpretação da taxonomia apresenta-se o seguinte esquema:
família
LORICARIIDAE
Tribos
Loricariini Harttiini
Loricaria
Loricariichthys
Pseudohemiodon
Rineloricaria
Grupo de género
Ancistrus
Chaetostoma
Peckoltia
Panaque
Deckeyseria
Baryancistrus
Hypancistrus
Hemiancistrus
Leporacanthicus
Pseudacanthicus
Género
Farlowella
Sturisoma
Aposturisoma
...
Género
Subfamílias
Delturinae Hipoptopomatinae HYPOSTOMINAE Lithogeninae LORICARIINAE Rhinelepinae
Para além da subfamília Hypostominae existe uma outra subfamília muito apreciada pelos aquariofilistas, nomeadamente os entusiastas dos plecos, a Loricariinae, com a maioria das suas espécies igualmente provenientes da América do Sul. Esta subfamília subdivide-se em duas tribos (Loricariini e Harttiini) que por sua vez dão origem a um conjunto de géneros muito conhecidos (Loricaria, Rineloricaria ou Hemiloricaria, Pseudohemiodon, Farlowella, Sturisoma, entre outros). Foi inclusivé um dos géneros desta subfamília (Loricaria) o primeiro a ser descrito na família Loricariidae.
Conhece melhor a subfamília Loricariinae
Esta subfamília é igualmente conhecida como a subfamília dos Whiptail Catfishes, que foi inteligentemente subdividida nas duas tribos acima referidas (Loricariini e Harttiini) e que nos fornece uma distinção bastante informativa, ou seja, as espécies da tribo Loricariini (Pseudohemiodon, Rineloricarias, ...) vivem sob substratos arenosos e cobertos por folhas mortas, enquanto que as espécies da tribo Harttiini (Farlowella, Sturisoma, ...) vivem sob substratos sólidos, compostos essencialmente por rochas e troncos.
Em termos de alimentação esta distinção em tribos também nos ajuda, pelo que na tribo Loricariini as espécies são essencialmente carnívoras, ao invés das espécies da tribo Harttiini, que são herbívoras.
Nos dias de hoje encontramos facilmente algumas das espécies desta subfamília, sendo mais frequente aparecerem nas nossas lojas espécies do género Rineloricaria (tribo Loricariini) e do género Farlowella (tribo Harttiini), sendo este último conhecido como os Twig Catfish.